Dia D contra gripe movimenta unidades de saúde em Itabuna

Dia intenso de vacinação
Ascom

 

Este sábado foi movimentado nas 32 unidades de saúde espalhadas pelos quatro quantos de Itabuna, já que foi o dia escolhido pelo Ministério da Saúde para ser o dia “D” de vacinação contra a gripe. Somente na próxima semana o Departamento de Vigilância à Saúde do município divulga o resultado parcial da campanha, mas diretora Larissa Pimentel adiantou que a procura pela vacina ficou dentro da expectativa.

Desde cedo que centenas de pessoas dirigiram-se as unidades de saúde para vacinar-se contra os vírus da gripe A/H1N1, A/H3N2 e influenza B, que foram os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam em todo o País no inverno passado. Entre os primeiros a garantir a dose estava o aposentado Esmerando Fernandes Santos.

Fernandes contou que desde que a campanha começou não perde a vacinação anual e falou dos benefícios que vem tendo. “Antes eu gripava com facilidade. Hoje não sofro com mais esse tipo de problema”, disse.  Quem também aprovou a vacina foi a dona de casa Almerildes Marinho dos Santos, afirmando que o resultado tem sido muito bom e até incentiva os vizinhos a imunizar-se contra a gripe.

Prosseguimento - Grávida de seis meses, a dona de casa Gabriela Modesto não só correu para se vacinar, como também levou o filho de um ano e três meses. “Estou garantido saúde para minhas crianças. Há estudos do Ministério da Saúde comprovando que a imunização traz benefícios. Então, temos que fazer a nossa parte”, afirmou.

A campanha de vacinação contra a gripe em Itabuna prossegue até o dia 26 nas unidades da saúde, das 8 às 17 horas. Devem ser imunizadas pessoas com idade a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias, gestantes, mulheres em período pós-parto de até 45 dias, portadores de doenças crônicas,  presidiários e profissionais da saúde.